O Projeto Buscapé foi reconhecido mais uma vez, e desta vez, foi a revista Lounge quem ficou encantada com as ações do projeto. Na sua matéria, ela destacou um pouco da nossa história e das ações de bem que vimos realizando ao longo da nossa jornada.
Veja o que foi publicado clicando neste link: https://www.revistalounge.com.br/projeto-buscape/ , ou leia o conteúdo abaixo.
Com o apoio da Policia Militar e Ministério Público, o Projeto Buscapé existe desde 2006, contribuindo para a formação de mais de 80 crianças e jovens das escolas de bairros da Costa Sul de São Sebastião e tem sua sede em Boiçucanga, nos fundos da base da Polícia Militar. Esta associação sem fins lucrativos, nasceu pelas mãos e dedicação do soldado William Silvério de Freitas que, ainda em Maresias preocupado com a segurança das crianças em suas bicicletas, começou a dar aulas de noções de trânsito.
Com a mudança para Boiçucanga os voluntários começaram a se interessar pela proposta. O primeiro foi Seu Jorge, que as crianças chamam carinhosamente de Vovô, e que atualmente é o presidente do projeto. Aposentado, Seu Jorge queria mais é sossego, mas não resistiu e não resiste até hoje a buscar sempre novos parceiros. Com o tempo vieram os novos voluntários que viram a seriedade e o potencial desta iniciativa, e a oferta de atividades extra escolares – esportes, artes, culinária – cresceu e ainda promete mais.
Além das aulas, as crianças participam de campeonatos, corridas e eventos e é difícil contar o número de medalhas e troféus que elas trazem para casa. O objetivo é sim, desenvolver um programa completo para que, no futuro, as crianças possam ser profissionais capacitados e que se interessem em trabalhar nas áreas propostas: Atletismo/Judô/Natação/Jiu-
As aulas acontecem na sede da Policia Militar de Boiçucanga, onde nasceu o Projeto Buscapé da forma que conhecemos hoje. O espaço modesto nos fundos do prédio da corporação, equipado com uma cozinha-sala de aula, recebe os convidados do chef Eudes Assis para os temas semanais da culinária e algumas outras aulas. Este ano, o Projeto quer reformar este espaço, adequando o ambiente para receber todas as atividades no mesmo prédio. Para tanto vem realizando várias ações como o I, II e III Arraial Gastrônomico em 2012, 2013 e 2014, e mais a Galinhada do Projeto Buscapé cedida pelo Chef Alex Atala, que tem sido um sucesso! Mas outras ações foram pensadas, dentre elas a venda de tijolinhos que, de forma simbólica irão compor algumas paredes do novo prédio.
O Projeto Buscapé busca levar novas experiências e mostrar oportunidades as crianças e jovens da região. Disciplina, respeito ao próximo e hospitalidade são diretrizes passadas às nossas crianças, somente desta maneira formaremos melhores cidadãos.