Para Eudes de Assis, do restaurante Taioba Gastronomia e da Padoca do Chef, na praia de Camburi, em São Sebastião, não basta ser chef. O cozinheiro tem uma intensa atividade social no município. Entre as ações do cozinheiro, que é a cabeça da 10ª edição do Arraial Gastronômico, está a festa junina do Projeto Buscapé, que rola desta sexta (29) ao domingo (30). Ou seja, julina.
O evento, que volta em formato presencial, reúne mais de 80 chefs, alguns deles muito conhecidos do público paulistano. Estão confirmados nomes como Erick Jacquin (Président), Bel Coelho (Cuia Café), Pier Paolo Picchi (Picchi), Luiz Filipe Souza (Evvai) e Tássia Magalhães (Nelita). Dos estabelecimentos representados, o Hot Pork, do casal Jefferson e Janaína Rueda, e o Camélia Òdòdó, de Bela Gil, também estarão presentes. Chef Bel Coelho na cozinha do Cuia Café.
Os quitutes têm preços entre 5 reais e 20 reais e podem ser consumidos com bebidas como gim, cerveja e kombuchas, selecionadas pela consultora Carolina Oda, e vinhos, escolhidos por Daniela Bravin (Sede261), além de chopes, que foram doados por mestres cervejeiros da região.
As três noites de festejos visam arrecadar fundos para o Projeto Buscapé, que atende, em sua sede, mais de 170 crianças em situação de vulnerabilidade social, que desenvolvem atividades como aulas de judô, balé, teatro, música, culinária, ioga e artes plásticas.
Neste ano, o objetivo de Eudes Assis, que tem apoio da Prefeitura Camburi e da Secretaria Municipal de Turismo, é colocar em funcionamento uma das cozinhas do espaço para que seja possível fornecer café da manhã, almoço e lanche para todas as crianças que são beneficiadas pelo Projeto Buscapé. Também serão adquiridos os insumos e utensílios, assim como mobília adequada para receber os jovens.
Leia a matéria completa no site da revista Veja SP: https://vejasp.abril.com.br/coluna/arnaldo-lorencato/arraial-gastronomico-buscape-2022/amp/